Ayreon - Human Equation

Já tinha recomendado o álbum no site em que sou administrador mas vou voltar a focá-lo. Para mim um dos melhores albuns conceptuais que tive oportunidade de conhecer, para além de Queensryche - Mind Crime e Dream Theater - Metropolis part 2.

Vou começar por apresentar os Ayreon, Arjen Lucassen compositos, senhor com 20 e muitos anos de carreira no metal. Juntou neste seu projecto grandes nomes da música, não apenas do submundo do metal mas de outras vertente musicais, fazendo grandes combinações de estilos musicais. Foi em 1995 que lançou o primeiro albúm do projecto.

No albúm Human Equation, Arjen toca baixo e guitarra, sendo os outros elementos músicos convidados para encaixar personagens.

A história relata a recuperação de um homem (James LaBrie - Dream Theater) que sofreu um acidente depois de ter visto sua mulher(Marcela Bovio) com o seu melhor amigo(Arjen Lucassen). Durante o seu coma profundo sofre um processo de retrospecção, sendo julgado pelas diferentes vozes da consciência e passando por diferentes estados de espirito, Medo (Mikael Akerfeldt), Razão (Eric Clayton) , Raiva (Devin Townsend), Amor(Heather Findlay), Orgulho (Magnus Ekwall), Agonia (Devon Gaves), Paixão (Irene Jackson). Esta retrospecção faz com que ele se arrependa das coisas más que fez, nomeadamente ao amigo... São 20 dias de luta pela vida, 20 dias de sensações diferentes, de diferentes sentimentos que acabam pelo regresso de um homem modificado e arrependido dos males que fez.

As participações vocais são bastante adequadas às personagens, sendo de destacar a de James LaBrie, Magnus Ekwall, Arjen e Devin Towsend. As actuações femininas também estão muito bem conseguidas(uma dessas vozes femininas faz parte de outro e novo projecto de Arjen, Stream of Passion).

A parte de instrumentalização é de bastante qualidade, muito progressiva com a sonoridade que os Ayreon nos habituaram nos anteriores albuns, o ambiente de teclas s e as misturas de sonoridade.

Recomendo as faixas 2, 11, 12, 16 e 20 .
Tentei ser breve e não estragar as surpresas da audição. Aconselho vivamente seguir a música com as letras à frente para se tirar partido das personagens.

O site: http://www.ayreon.com/projects/project.php?project_id=1

Comentários

Mensagens populares