O nosso pequeno-almoço de domingo preferido


Nada melhor que começar o domingo com um bom pequeno-almoço... Panquecas. Sempre um sucesso aqui em casa. Como a receita nunca falha, é ideal para impressionar os olhos e o estômago.
A receita não poderia ser mais simples e os ingredientes, posso arriscar dizer, são daqueles que toda a gente tem. Hoje fiz panquecas de banana mas a receita funciona simples ou com aquilo que a nossa imaginação ou gula quiser. Mirtilos, framboesas, passas, pêra, maçã, pepitas de chocolate e por aí fora...




Panquecas
1 caneca de farinha
1 caneca (de aproximadamente 250 mL) de leite
1 ovo
1 pitada de sal
Manteiga
(dá para 3 pessoas dependendo da fome e da vontade de comer)

Separar a gema da clara em duas taças. À gema ir juntando e misturando aos poucos o leite e a farinha (peneirada). É importante a massa ficar homogénea e sem grumos, assim como usar a mesma medida de farinha e de leite (eu uso sempre a mesma caneca). Adicionar uma pitada de sal à clara, bater em castelo e incorporar na massa. Deixar repousar durante 15 minutos. (Nota: A receita também funciona sem separar a gema da clara e batendo tudo ao mesmo tempo, mas as panquecas não ficam tão fofas.)





Aquecer uma frigideira antiaderente. Invés de colocar manteiga na frigideira e esta ficar em excesso, o meu truque é passar um papel absorvente com manteiga por toda a superfície da mesma. Quando a frigideira estiver bem quente é só colocar a massa. Segundo truque: para facilitar fazer as panquecas eu coloco a massa num "jarro". Se quiserem colocar alguma coisa nas panquecas este é o momento, no meu caso coloquei rodelas de banana.





Para saber quando virar é muito simples, basta sacudir a frigideira. Se estiverem soltas devem estar boas e com a ajuda de uma espátula viram-se facilmente. Depois de virarem convém pressionar um pouco com a espátula.






Depois é puxar pela imaginação... 
Maple syrup ou mel, iogurte ou gelado, fruta, Nutella, etc...
À vontade do freguês!
Experimentem e deliciem-se!



As fotos são da autoria do Louis e as panquecas da minha!

Comentários

  1. Aiiiii que delicia minha querida amiga! Vou adorar acordar contigo e com o vosso "mini-moi" um destes dias, muito brevemente :) BB*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares