Notícias soltas...

Dia 7 de abril, foi o Dia Mundial da Saúde...
e foi com grande tristeza minha que soube do alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que faltam mais de 4 milhões de profissionais de saúde no mundo. Este dia foi dedicado "ao tema "Trabalhar em conjunto para a saúde" realçando o desquilíbrio e injustiça na distribuição destes profissionais (...) em África por cada mil habitantes há 2,17 trabalhadores de saúde, enquanto na América do Norte a média é quase 20 vezes superior, chegando aos 41,17."(in Público) E nem precisamos de ir muito longe, aqui no nosso país passa-se o mesmo. Poucos médicos ambicionam a especialidade de clínica geral, e muito menos abandonar o litoral. Quando o meu pai se formou existia uma coisa como "serviço médico à periferia", onde os recém formados eram distribuídos mais ou menos aleatóriamente por onde eram necessários. Só depois disso escolhiam a especialidade, e onde desejavam ser colocados. Penso que não era uma má estratégia, e quiçá poderia até ser alargada a uma zona necessitada de outro País (se o candidato assim o deseja-se). O meu sonho de menina sempre foi ser médica, e partir para qualquer sítio onde precisassem de mim. Inventava e pintava savanas africanas no meu jardim. Para continuar a viver tive que fechar o meu sonho dentro da minha caixa de Pandora, e correr para um sítio seguro. Onde possa "quiçá" dar pequenos passos para ajudar o Homem, mas bem longe da Medicina. A verdade é que sair de um local seguro, e embarcar numa aventura para onde os serviços são precisos sem grandes garantias, é sem dúvida um acto de grande coragem e de grande humanismo. Aqui ficam os meus parabéns e a minha homenagem a esses homens e mulheres.

Ballet e Dança em tom de maratona...
Dia 29 de Abril é o Dia Mundial da Dança. Para quem quiser festejar vai ter muitas oportunidades para tal... das 6 às 21h nesse mesmo dia, no Teatro Camões realiza-se a III Gala Internacional de Bailado, com companhias nacionais e outras vindas de Estugarda, Kirov, Paris e Inglaterra. Os preços vão desde os 5 até aos 50€. No dia seguinte, dia 30 de Abril, realiza-se a Maratona de Dança também no Teatro Camões, das 18 às 24h. Onde poderemos assistir a coreografias de Rui Horta, Olga Roriz, Né Barros, entre outros. O preço dos bilhetes é bem em conta, 5€. (Quadro de Degas)

Aos amantes de Woody Allen...
Para quem gosta do géniozinho de Woody (como eu!) vai ficar contentissímo pela mais recente promoção do jornal Público. Nada mais que 7 DVD dos primeiros tempos de Woody por apenas 8.90€. Dentro os quais: Manhattan, Ana e as suas irmãs, Annie Hall, O ABC do Amor, Intimidade, Uma outra mulher, Uma comédia sexual numa noite de Verão. A não perder todas as quartas.

Bom fim-de-semana!
Ella

Comentários

Mensagens populares