terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Doce Outono em tons de castanho

Os dois últimos fins-de-semana foram passados a aproveitar o melhor do Outono... As castanhas, as folhas caídas pela nossa Mata da Rainha e claro, a família. Ontem houve ainda tempo para fazer umas quantas Broas Castelares.















As minhas Broas Castelares

Tal como a minha bisavó não consigo seguir uma receita à risca - talvez daí a minha falta de jeito no que toca a bolos - e fiz algumas alterações de acordo com o meu gosto pessoal. Quem comeu diz que estão óptimas, por isso parece-me seguro passar-vos a receita baseada numa que estava no baú da família.

2 Kg de batata doce previamente cozida e em puré
1Kg de açúcar (na receita original tinha mais 1/2Kg mas garanto ser mais que suficiente)
100g de miolo de amêndoa
80g de côco ralado
180g farinha de milho (na receita original 350g)
80g farinha de trigo
mel e canela a gosto
raspa de 3 laranjas e sumo de 2
6 ovos batidos (podem colocar apenas 4)

Colocar o açúcar ao lume com água até ficar em ponto espadana (qualquer coisa como dissolver, levantar fervura e começar a borbulhar). Em lume brando adicionar a batata doce e mexer. Em seguida a amêndoa, o côco, a raspa e o sumo de laranja, o mel, a canela e voltar a mexer. Adicionar a farinha de trigo e milho, e por último os  ovos. Deixar durante alguns minutos até os ingredientes ligarem bem. Forrar uma travessa com papel vegetal e deixar o preparado a arrefecer. Aquecer o forno a 220ºC. Forrar os tabuleiros para o forno com papel vegetal e adoptando a técnica dos pasteis de bacalhau ir fazendo as broas - de acordo com o gosto e o jeito pessoal - e dispondo no tabuleiro (com pelo menos 1 cm de distância entre cada uma). Pintam-se com ovo batido e começa por colocar-se o tabuleiro a meio do forno e após cerca de 5 minutos passar para o topo. Tirar quando acharem que estão ao vosso gosto (no meu caso ao todo 10/15 minutos cada tabuleiro).
Depois é só deixar arrefecer e desfrutar! Espero que gostem!



Todas as fotos são do Louis.

2 comentários:

  1. A salivar.... Que luxo, a senha agora inclui sobremesa:)

    ResponderEliminar
  2. Mmmmmm que delicia de cores de outono e das broas castelares! tenho de fazer, obrigada pela receita! beijinhossssss

    ResponderEliminar